segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Dia do Professor



Todas as pessoas possuem uma vocação, a profissão sonhada, almejada e que as realizaram como seres existentes. Há aquelas que, desde cedo, descobrem suas vocações e vão à luta, não importando se serão reconhecidas ou não. O padre, o policial, o escritor, o empreendedor, e principalmente o professor, seguem com determinação a profissão com a qual se identificam e têm a certeza de que nasceram para isto. É claro, há inúmeras outras profissões que só existem por necessidade do capitalismo, mas que dão prazer ao serem desempenhadas por pessoas vocacionadas.

Hoje em dia, para ser professor, além da vocação, há necessidade de uma certa dose de coragem, sacrifício e espírito guerreiro.  Profissão pouco reconhecida pelos pais e pelos alunos que deles dependem, o primeiro para a formação de seus filhos e para o segundo a preparação para a vida e para o papel que desempenharão na sociedade a que estão inseridos.

Nós adultos, já tivemos vários professores, alguns amados outros necessários. Todos nós já os tivemos e nossos filhos os têm ou terão.  Mas os governos os esquecem, não os valorizam e ignoram a importância dos professores para o crescimento de nossa nação social e economicamente. Até os políticos, só estão lá porque passaram pelas mãos de professores. Foram eleitos porque, por exigência de lei eleitoral, têm que saberem ler, e quem os ensinou?

Hoje, 15 de outubro, dia do professor, não há muito a ser comemorado, a não ser a realização pessoal daqueles que exercem essa nobre profissão por vocação e ideal e com muito afinco nela chegaram. Sou também acadêmico de Letras e só estudo por vocação e realização pessoal.  Vou me sentir realizado quando me olhar no espelho e dizer a mim mesmo: sou PROFESSOR....



Nenhum comentário:

Postar um comentário