quinta-feira, 13 de junho de 2013

Estamos sendo vigiados


A todo momento que usamos a internet podemos ser alvos de monitoramento por agências americanas e pelo governo daquele país. Que podíamos ter a nossa privacidade invadida por hackers mal intencionados, todos nós sempre soubemos e procuramos de todas as maneiras impedir a ação deles. A internet, atualmente, é o meio que as pessoas usam para interagir, fazer compras, serviços bancários e por aí vai. A maioria dos programas que usamos em nosso computador foram desenvolvidos por empresas americanas e se tornaram essenciais para podermos desfrutar da rede de computadores. 

O sistema de monitoramento, criado e  usado pelos Estados Unidos, o Prism, foi apoiado pelas grandes empresas da internet, como a Microsoft, o Google, o Facebook, o You Tube, Skype entre outras. Esses serviços são usados por nós, rotineiramente, quando postamos nossos vídeos, e- mail, pesquisas, etc e tal. Elas são essenciais para qualquer usuário da internet. Todo esse esquema de espionagem e vigilância foi denunciado por Edward Snowden, ex- funcionário de uma empresa contratada pelo governo americano para esse serviço. Todos os usuários da internet no mundo são alvos de menor ou maior importância do serviço secreto e agências americanas. As agências de espionagem daquele país podem acessar os dados e repassar para empresas capitalistas destes que, com essas informações, se quiserem  influenciarão na economia e hábitos de consumo em vários países. O que favoreceria, em muito, as empresas americanas, nesse mundo globalizado. Sem falar que muitos órgãos governamentais de outros países usam a rede mundial de computadores como base de dados, que podem ser visualizados pelo governo americano e usados para que os mesmos possam interferir nessas nações em proveito próprio. 

O denunciante está sendo tratado pela Casa Branca como traidor e encontra-se escondido no território chinês. Ele causou e continua a causar um mal estar ao governo de seu país, dando entrevistas na mídia internacional e fazendo novas revelações. Os Estados Unidos sempre acusaram a China por espionagem na internet e, agora, os fatos estão provando o contrário, chamando a atenção para os Estados Unidos, colocando toda a comunidade internacional em alerta. O denunciante passou a ser o denunciado. Me questiono: qual a real intenção disso tudo, a internet foi criada para a  interação entre as pessoas, divulgação do conhecimento humano, ou para servir de propósito ao país que a criou?

 A internet pode estar até sendo usada em substituição à guerra fria? Só o tempo trará as respostas. Sejamos mais cautelosos no que postamos e buscamos na internet. Podemos estar sendo alvo de espionagem e manipulação...

Publicado Jornal Ibiá, Montenegro- RS, 15/06/2013, pg 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário