terça-feira, 11 de junho de 2013

Nossos melhores amigos


Somos responsáveis por nossos Animais de Estimação


O cão é nosso companheiro. Muitas famílias, inclusive, o consideram como mais um membro. Chegar em casa depois de um dia estressante e reencontrar nosso amiguinho em festa ao nos ver é reconfortante. 
Nós, lá em casa, temos um, o Kim

Toda a vez que regresso, ele já está na porta a me esperar. Após eu entrar, a primeira coisa que meu cãozinho faz é pegar um bichinho de pelúcia e vir me rodear com seu brinquedo. Não sossega até eu pegar o brinquedo dele e jogar para longe para ele trazer de volta, e por aí vai. Aonde vou, ele vai atrás. Ele é um amigo fiel, não nos abandona por mais que estejamos bravos, tristes, de mal com a vida ou estressados. Meus filhos estão sempre brincando com o Kim. 

Crianças que são criadas possuindo um animal de estimação são mais tranquilas, alegres, solidárias e passam a ver os animais como seres importantes no mundo. Aprendem a respeitar os seres vivos. Pessoas que amam os animais, com certeza, são mais humanas. Acredito que não somos nós que escolhemos nosso cão e sim é ele que nos escolhe. O amor dele por nós é incondicional e verdadeiro. Ele é nosso amigo fiel e sempre será. Não consigo entender como existem pessoas más com tais criaturas. Fiquei indignado, assim como muitos, com a atitude do prefeito da cidade de Santa Cruz do Arari, no PA, que fez uma campanha de extermínio em massa de cães abandonados. Pagou R$ 5,00 por cada animal morto pela população.

 Muitos moradores, devido à pobreza do local, saíram à caça dos cães e a maioria foi morta de forma cruel e desumana. Difícil de acreditar...mas foi verdade e esperamos que o mandante seja processado e punido. Ele deveria fazer uma campanha de adoção de tais cães e conscientizar a população a não abandoná-los em via pública. E promover, também, uma campanha de castração das fêmeas para a diminuição desses cachorros. Esse fato foi divulgado pela imprensa local e mundial. 

Conheço pessoas que tiveram seus animaizinhos mortos por envenenamento, pela mãos de pessoas malvadas, o que lhes causou sofrimentos. Na nossa cidade, temos a Amoga, composta por pessoas voluntárias que defendem os animais domésticos. Seus membros não medem esforços para a proteção e a busca de um lar feliz para cães, gatos ou quaisquer animais que encontram- se em situação de risco ou abandonados. Maus tratos aos animais é crime. Quando nos propomos a termos um bichinho de estimação, por ele somos responsáveis. Devemos protegê-lo, alimentá-lo, tratá-lo com respeito e dedicação, proporcionando-lhe qualidade de vida. Cães e gatos não são objetos, e muito menos brinquedos, dos quais com o tempo perdemos o interesse e os descartamos. Não esqueçamos que por eles somos responsáveis.

Publicado no Jornal Ibiá- Montenegro RS, 13/06/2013, pg 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário