domingo, 9 de junho de 2013

O Aumento Populacional

Estou lendo atualmente o novo livro de Dan Brown, Inferno em alusão a Dante Alighieri, autor da Divina Comédia. Este me chamou a atenção por tratar de um assunto muito em voga ultimamente, o futuro da humanidade. Nos últimos tempos, a população mundial cresceu e continua a crescer de uma maneira vertiginosa. Ela cresce em proporções geométricas. Os recursos naturais, a água potável, a produção agrícola e pecuária não estão conseguindo acompanhar o crescimento populacional da Terra. Houve, ultimamente, muitos avanços tecnológicos e novos produtos foram criados e incorporados a nossa maneira de viver, o que nos traz conforto, em um certo tempo, pois depois serão descartados, gerando uma grande quantidade de lixo. Essa nova forma de viver, da qual não queremos abrir mão, está trazendo danos irreversíveis para o nosso planeta. Temos, atualmente, o problema do aquecimento global, a degradação de áreas agrícolas, a destruição de florestas, e por aí vai. A produção do gado em larga escala, por necessidade cada vez mais de proteína pelos humanos. 

Tal criação causa sérios problemas ambientais como a produção de metano pelos excrementos desses animais e a destruição de florestas para ali serem criadas áreas de pastagens. Essa criação acaba destruindo a camada de ozônio da atmosfera expondo todos nós à doença de câncer de pele e o aquecimento global, etc . Claro, há também outras criações como a de aves que, se forem enormes, também causam danos. Sem falar dos gases nocivos expelidos por nossos veículos que aumentam em número cada vez mais. Imaginemos se, apenas na China, toda sua enorme população resolvesse comer carne bovina, não teríamos produção suficiente para tal. Não esqueçamos que o poder aquisitivo da população chinesa está aumentando ano a ano, em pouco tempo todos serão consumidores, somando aos já existentes. Com o tempo, certos alimentos se tornarão escassos pelo aumento de consumidores. Alguns alimentos serão acessíveis apenas aos que puderem pagar seu valor “a peso de ouro”, com isso aumentando a fome no mundo. Os avanços da medicina, nos tornam mais saudáveis e longevos, contribuindo também para o aumento da população mundial. 

Tudo que produzimos exige o consumo de água e esse recurso já está escasseando. Mencionei aqui apenas alguns problemas do crescimento da população mundial, existem ainda outros, como energia, espaços, poluição, etc e tal. Não estou sendo pessimista, acredito na mentalidade inventiva, na criatividade e na qualidade de adaptação do homem. Somos o único ser vivo que sobrevive em qualquer lugar da Terra. Mas a conscientização não pode tardar mais. Penso que a humanidade, para sobreviver aos tempos que virão, teria que regredir ao passado na sua forma de viver. 

Continuando nessa forma de viver, o que deixaremos para as gerações que virão?


Nenhum comentário:

Postar um comentário