domingo, 7 de julho de 2013

O Excesso de Confiança Derrotou Anderson




Ontem, mais uma vez, esperava, assim como muitos fãs, uma vitória de Anderson Silva no UFC.  Para mim, foi decepcionante a atitude dele durante o combate. Vi um lutador “se achando”, com um  excesso de confiança. Deu no que deu, ele perdeu. Anderson subestimou a vontade e a técnica de seu oponente. Dançou na arena, chamou Chris para a luta, deixou a guarda baixa. E, a cada gracinha que fazia, pedia que a plateia fosse ao delírio e o aplaudisse, cantando uma vitória que não veio. Além de perder por nocaute, nosso lutador saiu vaiado.

Muitos profissionais, quando erram em seu trabalho, muitas vezes, é por excesso de confiança. Temos casos médicos, engenheiros, policiais, e por aí vai. Trabalhadores que, de tanto desempenharem bem suas obrigações e serem reconhecidos pelo que fazem, se tornam confiantes demais.   Até mesmo, motoristas acham que dirigem bem, que se torna para eles, algo instintivo e natural. Por excesso de confiança vidas são colocadas em risco ou são ceifadas. 

Todo o ser humano adora ser reconhecido e admirado pelos outros. Mas, devemos ter consciência e senso de dever sempre. Se somos bons em algo, é porque caprichamos e queremos evoluir nesse desempenho. A vida, a toda hora, nos ensina e nos aprimora... Se nosso campeão tivesse entrado no ringue consciente dessa etapa em sua carreira, usado sua técnica, humildade e vontade de vencer, hoje estaríamos comemorando mais uma vitória dele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário