terça-feira, 9 de julho de 2013

Esperando que o Mercado Público Volte a Ser Espaço para o Encontro de Todos Nós



Achei lamentável, e vi com uma certa tristeza, o sinistro que ocorreu no Mercado Público de Porto Alegre. Tenho, desse local, ótimas recordações. Lá, nos anos 80, comecei uma breve carreira no rádio. Trabalhei, ou melhor, comecei como locutor na antiga rádio do mercado. Naquela época, como agora, por lá passava um número significativo de pessoas. Local de encontro para aqueles que fazem compras, que aproveitam o lugar histórico, que se encontram para a degustarem as delícias oferecidas e por aí vai... Quando era garoto, já frequentava o mercadão. Comprávamos peixes frescos, ervas e especiarias. Muitos produtos apreciados são encontrados apenas nesse local. Adorava a famosa bomba de sorvete com salada de frutas, quando ia ao mercadão.

A maioria das capitais do Brasil e do mundo possui seus mercados públicos. Visita obrigatória para os turistas que querem conhecer umpouco mais dos hábitos locais. Estive lá, no final do ano passado e não gostei do jeito como ele estava. Foi feita uma reforma e o telhado não era mais do jeito que conhecia e de que me recordava. Mas acabei aceitando este novo layout . Talvez, assim como a capital, ele teve que se transformar. O perfume e o aroma das mercadorias comercializadas continuavam os mesmos, assim como a maioria das pessoas trabalhando. Algumas, reconheci do tempo em que lá trabalhei. Quando entrei na Brigada Militar, onde fiquei por três anos, trabalhando no policiamento, na madrugada, meu posto base da viatura era na volta do mercadão. Apreciava assistir à dinâmica dos caminhões chegando com mercadorias para abastecer o Mercado Público. Ele abria suas portas no começo da manhã. E, lá ia eu fazer um ronda em seu interior antes do final de meu turno.

Sei, e desejo muito, que o Mercado Público irá superar este fato lamentável e ainda continuará imponente no centro de nossa capital, oferecendo seus produtos e seu espaço memorável para o encontro de todos nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário