sábado, 20 de julho de 2013

Eu Leio Paulo



Gostaria, hoje, de falar de um escritor brasileiro, bastante controverso. Uns amam seu trabalho e outros tecem críticas contra ele. Refiro-me a Paulo Coelho, escritor brasileiro que levou nossa literatura a um nível mundial. Seus livros viraram verdadeiros best sellers mundo a fora. Muitas pessoas começaram a amar os livros e adquirirem o hábito da leitura com as obras desse autor. 

As pessoas têm a total liberdade de escolher que livros querem ler. A leitura, antes de tudo, deve trazer prazer ao leitor. Esse tem o direito dessa escolha. Ninguém deve ser criticado pelo que lê. O importante é ler.

Fico feliz por Paulo Coelho ser imortal como membro da Academia Brasileira de Letras. Um reconhecimento muito merecido por ele. Apesar de uma casa como aquela ter entre seus membros um Sarney e seu Marimbondo de Fogo. Vá lá entender o porquê...mas Paulo lá está...Sarney, defensor da ditadura, e seu livro insignificante, não deveria estar ao lado de nossos grandes escritores. Fernando Henrique, esse, para mim pode e deve ser imortalizado como um grande pensador e escritor, e lá está...

Por outro lado, não sou defensor e nem leitor de críticas depreciativas feitas ao nosso Paulo Coelho. Até porque, os livros mais criticados acabam, com certeza, sendo best sellers.

Paulo Coelho, com certeza, aumentou o número de leitores em nosso país, com seus livros. O que nos falta, para aumentarmos, ainda mais, os leitores, são outros Paulos da vida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário