segunda-feira, 12 de agosto de 2013

O Brasileiro Lê



Muitos dizem e afirmam que brasileiro não lê. Discordo plenamente. Brasileiro lê, sim...o problema é que não são todos. O hábito da leitura tem seu espaço por terras brasileiras. Tanto é que já somos o sexto mercado editorial do mundo e estamos em crescimento. 

Por aqui, agora, temos o Amazon, entre outros, que desembarcaram em nosso país. Muitos best sellers mundiais são lançados no Brasil e alcançam grande sucesso. Temos feiras do livro com vendas e públicos de fazer inveja a qualquer evento mundo a fora. Também, o preço dos livros, devido a números de tiragens cada vez maiores, está baixando virtuosamente. 

A leitura deve ser vista em um contexto maior. Ao falar em leitura, não devemos considerar apenas livros. Jornais e revistas também devem ser computados. Qualquer cidade do interior possui um ou mais jornais e, se tais empresas existem, é porque são lidos seus impressos. Há, também, os leitores da internet que, em sites de notícias, blogs e no twitter, praticam a leitura. Alguns livros, no Brasil, já são impressos com tiragem de um milhão, na primeira edição, como o novo livro de Laurentino Gomes, 1889. 

O que o poder público deve fazer é incentivar o hábito da leitura, naqueles que ainda não descobriram esse prazer. Além disso, investir na criação de novas bibliotecas e reformas em biblioteca públicas que estão, como sempre, abandonadas pelos governantes. Ler, como já disse alguém, é o melhor remédio, e eu  complemento: para todos os males causados pela ignorância. Além de transformar para melhor a cultura de um povo. Sim, o brasileiro lê...

Nenhum comentário:

Postar um comentário